ALIMENTE O PEIXINHO

domingo, 28 de agosto de 2011

AÇÕES DA SALA VERDE JULHO DE 2010 A JULHO DE 2011- ADMINISTRAÇÃO: PREFEITO AMARILDO RIGOLIN


A Sala Verde de Santa Tereza do Oeste é um setor da Administração da Prefeitura Municipal Juntamente com o Ministério do Meio Ambiente (MMA)  e tem apoio da Itaipu Binacional, Municípios Lindeiros e Nativa Sócio Ambiental, os projetos são desenvolvidos através do Cultivando água Boa e temos muitas ações  aqui em nosso Município estamos apresentado 11  (onze) para quem não conhece  ter mais informação.
1- Inauguração da Sala Verde dia 02 de junho de 2010;
2 - Projeto Circuito tela Verde , agosto de 2010;
3- Dia Mundial da água , 22 de março de 2011;
4- Segunda Caminhada pela Sustentabilidade nos 29 Municípios da Bacia do Parana 3, dia 05 de julho de 2011;
5- Encontro do Coletivo Educador - Todos os Meses;
6- Encontro de Formação dos Gestores de Educação Ambiental, que é realizado a cada dois meses;
7- Encontro da Formação do PAP 3 , a cada dois meses;
8- Visitas Técnicas do Coletivo Educador;
9- Oficinas e Mini-cursos na Sala Verde com reciclados;
10 Multicurso água Boa, julho de 2010 a fevereiro de 2011;
11- Jornada Preparatória Rio + 20. 

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SUCESSO NO TERCEIRO ENCONTRO DE EDUCADORES AMBIENTAIS DA BACIA DO PARANÁ 3

 
Foi realizado em Céu Azul o Terceiro Encontro de Educadores Ambientas - FEA, Participaram deste encontro nove (09) municípios da Bacia do Paraná3, pois os demais 20 municípios já tinham concluído em outras ocasiões, pois são divididos em 03 núcleos, Foz do Iguaçu, Cascavel   e Marechal Cândido Rondon .
Estava  presente Mariano Gonçalves da Universidade Estadual da Maringá – UEM, que conduziu muito bem  os Diálogos com os Educadores, Cumprindo o Tempo marcado e com muito entusiasmo e experiência. 

Na parte da manhã estavam presentes Simone Benasse do Comitê de Bacia Hidrográfica da Itaipu Binacional,  Robert Hickson dos Institutos das Águas, Volnei Bisognin – Instituto Ambiental do Paraná – IAP. Simone e Robert  falaram sobre Recursos Hídricos nos deixando a par de todas as leis e Volnei falou sobre sistemas de manutenção, proteção das reservas Florestais, as áreas legais de preservação permanente. Também o Sr. Rubens de Souza André da Itaipu Binacional que falou sobre as práticas conservacionistas e nos instruindo sobre Bacias Hidrográficas.
Logo após o almoço teve uma bela apresentação de balé, organizado pela cidade de Céu  Azul onde fomos muito bem recepcionados, com muita alegria.
Logo em seguida iniciaram-se as palestras do período da tarde com a Senhora Jussara Hickson do Instituto Ambiental do Paraná – IAP,  Luiz Carlos Matina do Programa Coleta Solidária da Itaipu Binacional, Angela Luzia Borges de Meira, é uma das Gestoras de Educação Ambiental e Funcionária da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu que contou como a experiência de foz com os catadores deu certo e teve progresso. Também nos emocionou muito com seu depoimento a Senhora  Serli Correia dos Santos de Almeida Presidente da Associação dos Catadores de Toledo, passou suas experiências , sofrimentos e alegrias pra chegar onde está nesta profissão digna em que exerce hoje no seu dia a dia .

Não poderia Faltar Santa Tereza do Oeste, estavam presente a Daniela Soares de Sena, Eloisa Cordova, Fernanda Girelli, Jaqueline Maria Girelli, Liana Maria Lunardi Piana, Sandra Marilda Lopes, Solange de Oliveira e Solange Soares Hora.
Para nós foi muito produtivo  adquirimos muita experiência e vontade de trabalhar com a comunidade pois veio muita informação e muitos depoimentos que nos fez olhar com outro tipo de visão, uma visão mais solidária, mais humana e muito mais Ecológica. Também sabemos que por trás de todo esse movimento vem ITAIPU BINACIONAL, CONSELHO DO MUNICÍPIOS LINDEIROS, NATIVA SÓCIO AMBIENTAL E AS PREFEITURAS .  E aqui em Santa Tereza do Oeste não é diferente então também merece um agradecimentos especial as Secretarias do Município e o Prefeito Senhor Amarildo Rigolin, por proporcionar e fazer possível e isso só prova que é um bom Gestor Administrativo que dá oportunidade aos funcionários de se aperfeiçoarem e melhorar a cidade em que representamos e ter muito mais capacidade e apoio técnico para melhorar  a cada dia o nosso meio ambiente, claro cada um fazendo seu papel de educador ambiental em sua comunidade de aprendizagem.
Também queremos agradecer a  Leila da Itaipu Binacional,  Valeria, Cris e o Mauri da Nativa porque nos acolheram muito bem em Céu Azul..

quarta-feira, 27 de julho de 2011

SECRETARIA DA AGRICULTURA REALIZA REUNIAO COM AGRICULTORES PARA A IMPLANTAÇÃO DA FEIRA RURAL DO AGRICULTOR EM SANTA TEREZA DO OESTE



Foi  realizado  nesta terça-feira, 26 de Julho as 14:00 horas, no Centro  de Estudos Hilário Bianchini o encontro com os produtores rurais para o cadastramento da IMPLANTAÇÃO DA FEIRA DO PRODUTOR RURAL EM SANTA TEREZA DO OESTE.
Nessa primeira etapa serão admitidos 10 produtores feirantes . Todo esse trabalho esta sendo realizado com sucesso pelo Secretario de Agricultura RODRIGO SONCELA.  Os produtores foram selecionados por grupos de atividades, com espaço para hortifrutigranjeiros, artesanato, lanches e panificação. Todos os produtos é de origem animal, derivados de leite, embutidos, defumados e ovos que entrarão na feira em um segundo momento, mais para tudo isso será preciso aprovar uma lei que cria o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), inclusive o projeto já esta pronto e será encaminhado a Câmara de Vereadores no começo de agosto explica Rodrigo Soncela.
De acordo com a proposta da Prefeitura as barracas serão entregues para os produtores feirantes em regime de comodato e cada um dos produtores pagará uma taxa mensal pelo uso.
O Secretário Rodrigo explica que será uma taxa simbólica que tem a finalidade de estimular a conservação dos equipamentos e servirá para pagar despesas como energia elétrica e consumo de água, segundo ele o funcionamento será sempre aos sábados pela manha das 8:00  ate 12:00 horas.
Essa Feira é uma oportunidade para os produtores poder buscar novos consumidores e aumentar sua renda.
O Secretário Rodrigo Soncela afirma que o objetivo é transformar a feira em um agradável ponto de encontro da comunidade.
A Prefeitura terá como prioridade acompanhar os preços dos feirantes para que sejam diferenciados para também o consumidor ter suas vantagens e os produtos terem qualidade.