ALIMENTE O PEIXINHO

quinta-feira, 21 de junho de 2012


Representantes da Bacia do Paraná 3 fizeram ato na Rio+20
Publicado em Terça, 19 Junho 2012 08:22 
 
Escrito por Digão

Entre as 126 tendas espalhadas na Cúpula dos Povos, na Rio+20, uma chamou a atenção e emocionou até mesmo os que estavam de passagem pelo local no fim de semana. O espaço alternativo Sebastião Lan, que estava sendo utilizado para o lançamento da Rede Planetária do Tratado de Educação Ambiental, foi o cenário para a exposição da Colcha de Compromissos, criada pelos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3).
Em cada um dos 29 pedaços bordados estão estampados os anseios e ideais de cada município. A junção artesanal de cada parte transformou-se em uma imensa colcha, com mais de 50 metros quadrados. “A riqueza está em cada pedaço dessa colcha que simboliza os milhares de corações palpitando em torno de um ideal de mudança”, disse o diretor de Coordenação e Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Friedrich.
Segundo ele, o artesanato construído de maneira coletiva precisa ser transformado na identidade da BP3, não apenas por sua beleza colorida, mas, sobretudo, por simbolizar a unidade. “A emoção é muito forte ao vermos centenas de olhares marejados por lágrimas de emoção, ao conferir de perto, esse trabalho magnífico, que também traduz muito da identidade do que somos, do que queremos ser e também da causa que nos move”.
Impressionada com a articulação e o resultado do trabalho impulsionado pelos educadores ambientais da BP3, a coordenadora do Tratado de Educação Ambiental, Moema Viezzer, resumiu: “Surpresa maravilhosa, que encanta e emociona. Não poderíamos esperar menos de uma região em que o programa Cultivando Água Boa é referência e está consolidado como exemplo de boas práticas sustentáveis”.

Coordenadora Sala Verde: Solange Hora

Nenhum comentário: