ALIMENTE O PEIXINHO

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SUCESSO NO TERCEIRO ENCONTRO DE EDUCADORES AMBIENTAIS DA BACIA DO PARANÁ 3

 
Foi realizado em Céu Azul o Terceiro Encontro de Educadores Ambientas - FEA, Participaram deste encontro nove (09) municípios da Bacia do Paraná3, pois os demais 20 municípios já tinham concluído em outras ocasiões, pois são divididos em 03 núcleos, Foz do Iguaçu, Cascavel   e Marechal Cândido Rondon .
Estava  presente Mariano Gonçalves da Universidade Estadual da Maringá – UEM, que conduziu muito bem  os Diálogos com os Educadores, Cumprindo o Tempo marcado e com muito entusiasmo e experiência. 

Na parte da manhã estavam presentes Simone Benasse do Comitê de Bacia Hidrográfica da Itaipu Binacional,  Robert Hickson dos Institutos das Águas, Volnei Bisognin – Instituto Ambiental do Paraná – IAP. Simone e Robert  falaram sobre Recursos Hídricos nos deixando a par de todas as leis e Volnei falou sobre sistemas de manutenção, proteção das reservas Florestais, as áreas legais de preservação permanente. Também o Sr. Rubens de Souza André da Itaipu Binacional que falou sobre as práticas conservacionistas e nos instruindo sobre Bacias Hidrográficas.
Logo após o almoço teve uma bela apresentação de balé, organizado pela cidade de Céu  Azul onde fomos muito bem recepcionados, com muita alegria.
Logo em seguida iniciaram-se as palestras do período da tarde com a Senhora Jussara Hickson do Instituto Ambiental do Paraná – IAP,  Luiz Carlos Matina do Programa Coleta Solidária da Itaipu Binacional, Angela Luzia Borges de Meira, é uma das Gestoras de Educação Ambiental e Funcionária da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu que contou como a experiência de foz com os catadores deu certo e teve progresso. Também nos emocionou muito com seu depoimento a Senhora  Serli Correia dos Santos de Almeida Presidente da Associação dos Catadores de Toledo, passou suas experiências , sofrimentos e alegrias pra chegar onde está nesta profissão digna em que exerce hoje no seu dia a dia .

Não poderia Faltar Santa Tereza do Oeste, estavam presente a Daniela Soares de Sena, Eloisa Cordova, Fernanda Girelli, Jaqueline Maria Girelli, Liana Maria Lunardi Piana, Sandra Marilda Lopes, Solange de Oliveira e Solange Soares Hora.
Para nós foi muito produtivo  adquirimos muita experiência e vontade de trabalhar com a comunidade pois veio muita informação e muitos depoimentos que nos fez olhar com outro tipo de visão, uma visão mais solidária, mais humana e muito mais Ecológica. Também sabemos que por trás de todo esse movimento vem ITAIPU BINACIONAL, CONSELHO DO MUNICÍPIOS LINDEIROS, NATIVA SÓCIO AMBIENTAL E AS PREFEITURAS .  E aqui em Santa Tereza do Oeste não é diferente então também merece um agradecimentos especial as Secretarias do Município e o Prefeito Senhor Amarildo Rigolin, por proporcionar e fazer possível e isso só prova que é um bom Gestor Administrativo que dá oportunidade aos funcionários de se aperfeiçoarem e melhorar a cidade em que representamos e ter muito mais capacidade e apoio técnico para melhorar  a cada dia o nosso meio ambiente, claro cada um fazendo seu papel de educador ambiental em sua comunidade de aprendizagem.
Também queremos agradecer a  Leila da Itaipu Binacional,  Valeria, Cris e o Mauri da Nativa porque nos acolheram muito bem em Céu Azul..

Nenhum comentário: